TUDO SOBRE OS VIRA-LATAS – SRD (SEM RAÇA DEFINIDA)

TUDO SOBRE OS VIRA-LATAS
TUDO SOBRE OS VIRA-LATAS

TUDO SOBRE OS VIRA-LATAS – SRD (SEM RAÇA DEFINIDA)

TUDO SOBRE OS VIRA-LATAS –   SRD (SEM RAÇA DEFINIDA)

Os vira-latas são fiéis companheiros e encantam milhões de pessoas por todo o Brasil. A petnamoda separou pra vocês algumas curiosidades sobre cães vira-latas!

TUDO SOBRE OS VIRA-LATAS

Ficha do Vira-Latas

 

O cão vira-lata, também conhecido pela sigla de SRD (Sem Raça Definida)  segue como um dos animais que mais sofre com o abandono no Brasil. Isso é uma infeliz realidade que assombra o Brasil ou o mundo em cada quarteirão.

Os vira latas são os mais defendidos pelos amantes dos animais,em função da sua natureza desconhecida – que faz com que seja único para quem tem um exemplar dentro de casa.

Inteligentes, espertos e cheios de amor e carinho, os cachorros vira-lata ganham, hoje, cada vez mais destaque nas mídias – que se enchem de apelos e projetos especiais com o objetivo de diminuir os níveis de abandono dos cães sem raça definida; já que, embora a popularidade do vira-lata cresça, ainda são muitos os que preferem comprar cães de raça ao invés de adotar os que são frutos de misturas diversas.

Outro fator muito importante sobre eles é que não é por ser um animal de raças misturadas que obrigatoriamente ele é um animal mais resistente que os demais.

Isso é um mito de muitos anos atrás que não deveria mais existir nos dias de hoje, pois quando você adota um animal adulto, que passou  a vida toda na rua, a dois casos : ou ele não teve encontro com vírus ou traumas que o levariam a óbito ou, de fato, ele é um animal mais resistente (e na ninhada dele, possivelmente, nasceram de 8 a 10 animais e somente ele sobreviveu).

Esse lembrete é fundamental para quem pensa em levar um vira-lata para casa; já que, em muitos casos, pelo simples fato de ser um animal de raça mista, as pessoas deixam de vacinar o animal e de ter os cuidados que teriam com um cão de raça específica por crer que o animal é mais resistente – e este pensamento é errado.

Portanto, mesmo que seu cão não seja de raça definida, é fundamental levá-lo regularmente no veterinário, além de vacinar e castrar o animal.

Além disso, os vira-latas não contam com nenhuma desvantagem em relação aos cachorros de raça, o que os torna bastante interessantes. Com os cachorros de raça, a única coisa com a qual podemos estar tranquilos é que possuem as caraterísticas que procuramos e, mesmo assim, muitas vezess deparamo-nos com exceções na raça, pois os animais, tal como os seres humanos, são seres únicos.

TUDO SOBRE OS VIRA-LATAS

 

Comportamento

Originados a partir da mistura de duas (ou mais) raças, os cachorros vira-lata não apresentam um comportamento que possa ser padronizado , eles são únicos, cada um com um jeito e comportamento diferente. As características que definem a personalidade de um cachorro é proveniente de mais de seus pais .

Nos casos em que a mistura é feita a partir de cães com comportamento calmo e tranqüilo, há mais chances de que o animal sem raça definida nasça com o mesmo tipo de temperamento herdado de seus pais.

Tal como nós, o seu temperamento estará associado em parte à genética que traz e em grande parte, aos fatores ambientais em que se desenvolveu ou desenvolve atualmente. Estes animais diferenciam-se se forem criados na rua, em uma casa de família, com um ambiente equilibrado ou forem resgatados de situações impróprias. Proporcionando-lhe amor e um ambiente saudável são extremamente fiéis e carinhosos, basta vê-los com cara de felicidade para entender o amor que sentem pela sua “matilha humana”.

Para além disso, podemos adestrá-los em diferentes atividades, tal como as raças mais habituais como os cães de resgate ou de terapia.

TUDO SOBRE OS VIRA-LATAS

Aparência

Os cachorros vira-lata podem ser muito diferentes e destacar aspectos extremamente interessantes, tendo em vista que o tipo de aparência que pode se formar em função da mistura de raças diversas é impossível de se atingir em cães de raças definidas. Esse fato e, inclusive, um dos que mais ajuda a definir o tipo de aspecto que pode ter um cachorro vira-lata – já que ele não é parecido com nenhuma outra raça conhecida.

Eles podem ter várias cores como branco, marrom, preto, cinza, e até uma mistura de todas elas, com tamanhos diferentes e pelagens diferentes.É em especial uma raça totalmente inusitada.

Saúde

Não há como prever que tipo de doença pode afetar a vida de um cachorro SRD e, por isso, é importante que os donos dos bichinhos de estimação desse tipo levem-no para consultas periódicas com um profissional veterinário – garantindo que qualquer tipo de complicação possa ser detectado de forma precoce, permitindo que um tratamento seja iniciado imediatamente e que o animal possa permanecer saudável.

É muito importante dar todas as vacinas,anualmente  e cuidar dos vermes e pragas como carrapatos e pulgas.

Não ache que por ele ser um vira lata que ele irá combater todo o mal que existe no mundo, ele continua sendo uma criatura sensível a tudo exposto no mundo.

Ele também sente dor, medo, frio e tristeza. Portanto cuide bem do seu amigo!

TUDO SOBRE OS VIRA-LATAS

Esperança de vida de um vira-lata

É muito habitual ouvir dizer que os vira-latas vivem mais que os cachorros de raça pura. Trata-se de um mito ou da realidade? Os vira-latas são extremamente fortes e ao longo dos anos foram se reproduzindo os exemplares mais resistentes das diferentes condições ambientais. Estas caraterísticas fazem-nos poder confirmar que são indivíduos com uma maior esperança de vida, tendo uma média de vida de 16 a 18 anos, com registros de até 20 anos.

Mas é importante lembrar que a esperança de vida está muito relacionada com o estilo de vida que seguem: uma má alimentação, baixa qualidade de vida ou carências na sua saúde são variáveis que podem influenciar na esperança de vida. Cada cachorro é diferente, apenas podemos estimar a esperança de vida e nunca confirmar quanto viverá um cachorro, com ou sem papéis.

O vira-lata tem algumas qualidades que o tornam único e irrepetível. Apesar de não podermos prever o seu comportamento ou esperança de vida como se tenta fazer em raças, são animais muito inteligentes com uma forte capacidade de adaptação ao meio e às diferentes situações.

Por fim, cuide bem do seu amigo, o máximo que puder, pois ainda eles são os que mais sofrem com abandono e  maus tratos.

Faça sempre o seu melhor para ajudar ou salvar o próximo , pois eles são seres iluminados que só nos transmitem amor e fidelidade.

TUDO SOBRE OS VIRA-LATAS

 

 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *