CASTRAÇÃO DE GATOS – DICAS E CUIDADOS

CASTRAÇÃO DE GATOS - DICAS E CUIDADOS
CASTRAÇÃO DE GATOS - DICAS E CUIDADOS

CASTRAÇÃO DE GATOS – DICAS E CUIDADOS

CASTRAÇÃO DE GATOS – DICAS E CUIDADOS

Vai castrar seu gatinho ? descubra aqui dicas e cuidados que você precisa ter nessa fase .

Antes de castrar, saiba que o procedimento de castração é geralmente feito com a intenção de que os animais não sejam mais capazes de gerar filhos e é uma parte importante na saúde dos bichos.  Ao castrar , você evita crias indesejadas e a superpopulação de gatos – que contribui para o abandono de animais e a propagação de doenças comuns aos felinos.

A castração ajuda no controle da população de animais, protegendo filhotes de abandono, e também ajuda a controlar fugas, comportamento indesejados e também evita o aparecimento de tumores.

Embora muitos donos de pet costumassem responsabilizar o preço alto como motivo para evitar o procedimento, nos dias de hoje já é possível fazer a castração por valores relativamente acessíveis ou até de graça – por meio de Centros de Controle de Zoonoses espalhados pelo País.

Chamada, tecnicamente, de orquiectomia quando feita nos felinos machos e de ovariosalpingohisterectomia (OSH) nas fêmeas, a castração de gatos consiste na retirada dos testículos ou do útero e ovários do animal, impedindo a sua procriação e evitando um grande grupo de complicações e cuidados que devem ser tidos com os bichanos em épocas de acasalamento.

CASTRAÇÃO DE GATOS - DICAS E CUIDADOS

 

Excluindo a necessidade do uso de anticoncepcionais para as fêmeas – medicamento que não apresenta níveis de segurança para a saúde dos animais – a castração se torna a melhor opção para quem deseja manter o bem-estar dos felinos e até prolongar a vida deles, já que o procedimento, além de acalmar os bichanos, diminui bastante os riscos de que os animais desenvolvam alguns tipos específicos de câncer, entre outras doenças.

 


Exames

Antes de ser feita a castração, seu bixano deve passar por alguns testes , para ter certeza de que não sofrerá riscos no período pós castração.

“As maiores preocupações dos veterinários são as doenças infecciosas, congênitas e degenerativas.
CASTRAÇÃO DE GATOS - DICAS E CUIDADOS

 

 

 

 

 

 


A  CIRURGIA 

O primeiro passo para que a castração de gatos seja realizada de maneira correta e segura é procurar por um médico veterinário de confiança, que poderá esclarecer todas as dúvidas aos donos do pet em relação ao procedimento, seu preparo e o período de recuperação.

Assim como no caso de cirurgias em humanos, é necessário que o animal que vai passar pelo procedimento fique longe de alimentos por 12 horas.

*Todas esses cuidados pré e pós operatório serão explicados pelo seu veterinário.

CASTRAÇÃO DE GATOS - DICAS E CUIDADOS

Realizada no felino sob uma anestesia geral, sendo a inalatória a mais indicada, a castração de felinos exige a conexão do animal a aparelhos de monitoramento, possibilitando a observação dos sinais vitais do paciente para que seja possível evitar uma série de complicações no procedimento. Anestesiado, monitorado e com parte dos pelos raspados na região a ser operada, o animal sofre uma pequena incisão – por onde são retirados útero e ovários ou testículos – fechada logo em seguida.

Embora o procedimento seja rápido (durando cerca de 10 minutos), quando a castração é realizada nas fêmeas o tempo de operação tende a ser maior; já que a cirurgia é mais complicada quando comparada com a dos machos, mesmo sendo considerada rotineira e bastante simples pelos cirurgiões veterinários. Por ser um procedimento simples, se não houver complicações, em geral os animais são liberados no mesmo dia após a cirurgia, em caso de necessidade, o médico veterinário irá indicar a internação.

O período pós-operatório da castração em gatos também requer alguns cuidados especiais e, em boa parte das vezes, é recomendado que o bichano faça o uso de um colar elizabetano ou uma roupa cirúrgica até que os pontos da cirurgia possam ser removidos; impedindo que o animal morda ou arranque-os antes do tempo certo.

Os gatinhos também sentem dor, e nesses casos de castração á a necessidade de comprar analgésicos, anti-inflamatório, curativos e até de fazer uma alteração na dieta, estabelecida de acordo com seu caso.

CASTRAÇÃO DE GATOS - DICAS E CUIDADOS

 

 

 

 

 

 

Além das orientações, é fundamental um ambiente tranquilo, limpo e livre de pressões emocionais. Nesse período pós cirurgia seu gatinho vai estar super manhoso e carinhoso, querendo sua atenção toda hora, por isso tenha paciência e amor para realizar tais procedimentos e fique sempre atento para algum sinal de problema.

A cada troca de curativos – frequência que deve ser estabelecida pelo veterinário – é necessário observar secreções, sangramentos, inchaços ou qualquer sinal que tenha sido citado como esperado pela equipe cirúrgica.

Fiquem atentos para o surgimento de qualquer anormalidade no local onde foi feita a incisão no pet durante a cirurgia, certificando-se de que não haja inchaços, sangramentos ou secreções. Ao notar alguma dessas características no animal em recuperação, ele deve ser levado imediatamente para uma clínica veterinária, a fim de evitar complicações maiores.

CASTRAÇÃO DE GATOS - DICAS E CUIDADOS

CASTRAÇÃO DE GATOS – DICAS E CUIDADOS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *